quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tratando Formulários


Tratando Formulários

Uma das características mais fortes do PHP é o jeito como ele trata formulários HTML. O conceito básico que é importante entender é que qualquer elemento de formulário em um formulário irá automaticamente ficar disponível para você usá-los em seus scripts PHP. Por favor leia a seção Variáveis externas do PHP para mais informações e exemplos de como usar formulários com PHP. Aqui vai um exemplo:
Exemplo #1 Um simples formulário HTML
<form action="acao.php" method="POST">
 Seu nome <input type="text" name="nome" />
 Sua idade: <input type="text" name="idade" />
 <input type="submit">
</form>

Não há nada de especial neste formulário. É um formulário HTML comum sem nenhuma tag especial de qualquer tipo. Quando o usuário preencher este formulário e clicar no botão enviar, a página action.php é chamada. Neste arquivo nós teremos algo como este:
Exemplo #2 Imprimindo dados de nosso formulário
Oi <?php echo $_POST["nome"]; ?>.
Você tem <?php echo $_POST["idade"]; ?> anos.
Um exemplo de saída deste script seria:
Oi Thomas.
Você tem 18 anos.

É óbvio o que este script faz. Não há nada de mais nele. As variáveis $_POST["nome"] e $_POST["idade"] são automaticamente criadas para você pelo PHP. Antigamente nós usávamos a auto-global $_SERVER, agora nós simplesmente usamos a auto-global $_POST que contém todos os dados vindos do POST. Se você usar o método GET então nossas informações residirão na auto-global $_GET. Você também pode usar a auto-global$_REQUEST se você não se importa com o tipo de dados que vêm do seu formulário. Esta auto-global contém uma mescla de GET, POST, COOKIE e FILE. Veja também a função import_request_variables().

Nenhum comentário:

Postar um comentário