quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tutorial Php - parte 01


O que eu preciso?

Neste tutorial nós presumimos que seu servidor tem suporte ao PHP ativado e que todos os arquivos terminam com a extensão .php são tratados pelo PHP. Na maioria dos servidores esta é a extensão padrão para os arquivos PHP, mas pergunte ao seu administrador só para ter certeza. Se o seu servidor suporta PHP então você não precisa fazer mais nada. Apenas crie seus arquivos .php e coloque-os no seu diretório web e o servidor irá com um passe de mágica mostrar suas páginas PHP. Não há nenhuma necessidade de compilação para qualquer ferramenta extra. Pense nesses arquivos PHP como se eles fossem páginas HTML com algumas tags à mais que deixaram você fazer coisas mais interessantes do que somente páginas HTML estáticas.
Digamos que você quer salvar sua preciosa conexão e desenvolver tudo localmente. Neste caso, você precisará instalar um servidor web, como o » Apache, e claro o » PHP. Você também irá querer instalar uma base de dados, como por exemplo o » MySQL. Você pode instalá-los separadamente ou pelo jeito mais simples que é» usar os pacotes pré-configurados. que irão instalar automaticamente todas as coisas com apenas alguns cliques. É super fácil configurar um servidor web com suporte ao PHP em qualquer sistema operacional, incluindo Linux e Windows. No Linux, você deve procurar o » rpmfind que é muito útil na localização de pacotes RPM.


Sua primeira página PHP

Crie um novo arquivo chamado ola.php e coloque-o em seu diretório root do seu servidor web (DOCUMENT_ROOT) com o seguinte conteúdo:
Exemplo #1 Nosso primeiro script PHP: ola.php
<html>
 <head>
  <title>PHP Teste</title>
 </head>
 <body>
 <?php echo "<p>Olá Mundo</p>"?> </body>
</html>
Use o seu navegador para acessar o arquivo pelo endereço de seu servidor web, ao final do endereço coloque o arquivo "/ola.php" como referência. Quando o desenvolvimento é local você usará uma url como esta http://localhost/ola.php ou http://127.0.0.1/ola.php mas dependendo da configuração do seu servidor web. Entretanto isto está fora do escopo deste tutorial, veja também as diretivas DocumentRootServerName dos arquivos de configuração do seu servidor web. (no Apache o nome do arquivo éhttpd.conf). Se tudo foi configurado corretamente, o arquivo irá ser interpretado pelo PHP e irá mostrar a seguinte mensagem de saída no seu navegador:
<html>
 <head>
  <title>PHP Teste</title>
 </head>
 <body>
 <p>Olá Mundo</p>
 </body>
</html>


Note que isto não é como em um script CGI. O arquivo não precisa ser executável ou especial em nenhum aspecto. Pense nesse arquivo como um arquivo HTML normal mas com a diferença que ele pode conter algumas tags especiais a mais que permitem a você fazer coisas mais interessantes do que somente páginas HTML estáticas.
Este exemplo é extremamente simples e você realmente não precisa usar o PHP para criar uma página como esta. Tudo o que ele faz é mostrar uma mensagem Olá Mundo usando a declaração echo() do PHP.
Se você tentar rodar este exemplo e ele não mostrar nenhuma mensagem de saída, ou aparecer uma caixa de diálogo pedindo para você salvar o arquivo, ou você ver o arquivo em formato de texto, há uma grande chance do seu servidor não ter o PHP habilitado. Peça ao seu administrar para habilitar o PHP para você, usando o capítulo de Instalação do manual. Se você está desenvolvendo localmente, também leia o capítulo indicado acima para ter certeza de que configurou tudo corretamente. Se os problemas continuarem a persistir, não hesite em usar uma das várias formas de » ajuda que o PHP pode lhe oferecer.
O objetivo do exemplo é mostrar o formato especial das tags do PHP. Neste exemplo nós usamos <?php para indicar que à partir daquele ponto começa um código PHP. Então nós colocamos uma declaração de fechamento para indicar que o script PHP acabou, usando a tag ?>. Você pode usar o PHP em qualquer parte do seu código HTML, e também pode usar várias tags de abertura e fechamento no mesmo arquivo. Para mais detalhes, leia a seção do manual que fala da sintaxe básica do PHP.
NotaUma Nota sobre os Editores de Texto
Há muitos editores de textos e Integrated Development Enviroments (IDEs) que você pode usar para criar, editar e gerenciar arquivos PHP. Uma lista parcial destas ferramentas pode ser vista na » Lista de Editores para PHP. Se você gostaria de recomendar algum editor, por favor visite o endereço acima e pergunte ao administrador do site para adicionar o seu editor à lista. Ter um editor que colora as sintaxes das tags pode ser muito útil.
NotaUma Nota sobre os Processadores Word
Processadores Word como o StarOffice Write, Microsoft Word e Abiword não são boas escolhas para editar arquivos PHP. Se você deseja usar um desses para testar seus scripts, você precisa verificar se você está salvando os arquivos como TEXTO PLANO ou o PHP não irá ser capaz de ler e executar o seu script.
NotaUma Nota sobre o Bloco de Notas do Windows
Se você está escrevendo seus scripts PHP usando o Bloco de Notas do Windows, você precisará verificar que os arquivos estão sendo salvos com a extensão .php. (O Bloco de Notas do Windows adiciona automaticamente a extensão .txt aos arquivos a não ser que você siga um dos passos a seguir para previnir isto). Quando a caixa de diálogo Salvar estiver aberta e você for digitar o nome do seu arquivo, coloque o nome do arquivo entre aspas (i.e. "ola.php"). Uma alternativa, é você clicar na lista drop-down 'Documentos de Texto' na caixa de diálogo salvar e alterar para "Todos os tipos de arquivos". Você agora pode digitar o nome do seu arquivo sem usar as aspas.
Agora que você criou com sucesso um script simples em PHP, é hora de criar o mais famoso dos scripts PHP! Uma chamada à função phpinfo() e você verá todas as informações sobre seu sistema e configurações disponíveis como a de Variáveis Pré-definidas, módulos carregados pelo PHP, e as opções de configuração. Tire algum tempo para ver e rever estas importantes informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário